sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bairros pimentenses perdem recursos por falta de documentação legal


Rafaela Del Negri - Na ultima Sessão Ordinária no dia 26, o Vereador Ananias Pereira falou sobre a irregularidade do bairro Nova Pimenta e parte do bairro Vila Nova. O Parlamentar lamentou a perda de recursos de R$ 150 mil reais para a construção de um barracão na localidade, que não foram aplicados por falta de documentação.

O Vereador ressaltou que se houver interesse de financiamento, o cidadão não poderá comprar uma casa naquela região porque os moradores dos bairros Nova Pimenta e Vila Nova têm somente contratos de compra e venda, documentos provisórios.

Ananias Pereira pediu que fosse feito um Requerimento à Secretária de Planejamento para que seja feito uma topografia no sentido de regularizar com urgência aqueles bairros.

O Vereador Cleiton Roque parabenizou a atitude do Parlamentar e disse que o Bairro Nova Pimenta esta muito valorizado com boas casas e que a muito interesse dos moradores em obter um documento legal de suas propriedades.

Cleiton Roque disse também que há dez anos se perde recursos para aquela localidade e que parte do bairro Vila Nova já foram feitas às topografias. Pediu a Secretária de Planejamento que seja revisto e recuperado o que já foi feito.

A Vereadora Marlene Parra pediu que fosse estendido esse Requerimento para regularizar e atender também os bairros Bela Vista, Auto Itaporanga e Aeroporto.

Vereadores agradecem a visita do Senador Acir Gurgacz

Foto: Omegeni Ramos

Rafaela Del Negri - Na última Sessão Ordinária no dia 26, a Vereadora Marlene Parra agradeceu ao Senador Acir Gurgacz pelo recurso de R$ 800 mil reais e também pela visita ao Município de Pimenta Bueno no sábado (24). A Vereadora elogiou a população por ter recebido bem o Senador da Republica, e bem humorada Marlene deixou um alerta dizendo que “Senador que não é bem recebido, perde-se recursos”.

O Vereador Adão Teixeira por sua vez, alem dos agradecimentos, falou também da importância que tem a união da Bancada Federal. Disse ainda, que tem o prazer de informar a população a respeito de quem esta fazendo muito por Pimenta Bueno, com menos de quatro meses de mandato o Senador Acir Gurgacz mostrou o seu interesse em ajudar o Município.

O Vereador Cleiton Roque em seu discurso disse: “Fizemos dele o candidato mais votado e na primeira oportunidade que teve, ele veio para agradecer”. O Vereador disse também que ficou feliz com a presença das lideranças em massa que prestigiaram a visita do Senador.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vereador Jean Mendonça diz que jornalista Dado Martins tenta denegrir a imagem do Deputado Kaká Mendonça


Rafaela Del Negri - No ultimo dia 19, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Jean Mendonça mostrou profunda tristeza e preocupação em seu discurso na Tribuna, quando falou sobre uma Enquete no Site PBURGENTE que envolveu o nome do Deputado Estadual Kaká Mendonça, seu irmão. O jornalista Arnaldo Martins (Dado Martins), usou a palavra “fraude” para justificar os 78 votos que levaram o deputado a disparar na frente em menos de 24 horas.

Sabemos que um IP, que serve como um “CPF” do computador, só pode ser reconhecido em uma Enquete uma vez, no mínimo, em 24 horas. Na matéria que fez no PBURGENTE, Arnaldo Martins explica como aconteceu a “fraude” e como um mesmo IP votou 78 vezes no mesmo dia.

O Vereador Jean Mendonça manifestou seu ponto de vista dizendo que talvez não tenha sido intenção do jornalista despertar no leitor a desconfiança de que alguém da família do Parlamentar tenha feito isso, mas da forma que escreveu sobre o assunto, conduz o leitor ao pensamento duvidoso sobre eles.

O Vereador disse também que não esta pedindo para retirar a matéria, mas sugeriu que o jornalista fizesse uma mudança no titulo e que não use a palavra “fraude”, porque isso, segundo Jean Mendonça, denigre a imagem do Deputado Kaká Mendonça. O parlamentar sugeriu um titulo dizendo: “Votos do Deputado Kaká Mendonça foram anulados”. “Não colocar ‘fraude’, é uma sugestão”, completou o Vereador.

Jean Mendonça disse ainda que político já é visto com olhos de cobranças, que é aquele que não trabalha, que não mostra resultados, e que quando relacionado a uma palavra como “fraude”, as pessoas interpretam de uma forma ruim. “Quando eu li a matéria, de primeiro momento, pensei que o jornalista estivesse falando diretamente da minha família, e outras pessoas pensaram o mesmo, senão eu não teria recebido tantos telefonemas”, indignou-se.

Jean Mendonça manifestou sua curiosidade em saber por que o jornalista Arnaldo Martins só agora mostrou o resultado da tal Enquete, pois ficou no ar três meses e só agora o o proprietário do site PBURGENTE resolveu falar sobre o fato de terem burlado, enganado, trapaceado ou logrado, a forma de votação. O Vereador disse que nesse período, “falar sobre esse assunto nos deixa chateados; parece até que o jornalista escolheu o momento para tentar envolver o Deputado Kaká Mendonça em uma situação embaraçosa”.

Mesmo diante do constrangimento causado pelo Jornalista Arnaldo Martins, Jean Mendonça concluiu seu discurso dizendo que ainda o considera um amigo, que tem grande apreço por ele e admiração, tanto na área profissional, como pai de família.

Arnaldo Martins tem um grande veículo de Comunicação e é um formador de opiniões, portanto, o Vereador pede para que o jornalista tenha cuidado com o que escreve, porque a imprensa tem o poder de levantar ou derrubar alguém injustamente. “Dado Martins, temos que saber usar as palavras pensando em como o cidadão vai interpretar o fato”, concluiu Jean Mendonça.

Celso Bueno elogia agilidade do Governo em atender seu pedido


correiopimentense.com.br - Na manhã desta segunda-feira (19) o vereador Celso Bueno (PSB) elogiou em entrevista a agilidade em que o Governo do Estado atendeu uma indicação de recuperação da Linha 55 Setor Marcos Freire.

A indicação de N065/2010 foi feita ao Deputado Estadual Kaká Mendonça com cópia para Adir de Lara (Nego do DEVOP).

Na indicação Celso Bueno relata a necessidade recuperar com patrolamento e cascalhamento na Linha 55, a Estrada da Produção e fazer substituição das pontes por galerias.

Celso falou da competência do Nego do DEVOP o qual está a frente dos trabalhos.

O vereador informou que uma das estradas da acesso a Chupinguaia, Boa Esperança e Rio do Ouro por isso a necessidade de recuperação urgente haja vista que o estado em que se encontra poderia acabar impedindo o acesso de veículos.

“Fiz essa indicação no dia 09/04/2010 e as maquinas já estão no local fazendo o patrolamento, é muito bom quando a gente vê um pedido atendido com rapidez e eficiência e a gente sabe que liberando o acesso do produtor a comunidade da zona urbana também é beneficiada” Conclui.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Setor Chacareiro será regularizado em Pimenta Bueno


Rafaela Del Negri - No ultimo dia 12, na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, houve uma reunião com os chacareiros para discutir a regularização de suas terras. Compareceram nessa reunião a Secretária de Planejamento Marines Bavaresco, Dra. Keith Mille Borges, que é responsável por analisar cada projeto e o Vereador Ananias Pereira.

As chácaras que ficam situadas vizinhas à Linha 40 e BR 364, do bairro Nova Pimenta, começando pela Avenida Curitiba, até a Linha 40, nomeada de Vila do Sossego, todas estão irregulares.

A Dra. Keith explicou que para a terra se tornar legal com um responsável por ela, os moradores precisam juntar toda a documentação necessária, inclusive um documento provisório, reconhecido firma, que prove que a terra é dele.

Dra. Keith explicou que só vai analisar os projetos quando os documentos dos chacareiros estiverem reunidos e à disposição na Secretaria de Planejamento para seguir os tramites legais. Não há prazo para regularização.

A região Vila do Sossego é privilegiada por ser observada com bons olhos pelo Poder Executivo, tendo em vista que a cidade não tem mais pra onde crescer e, certamente a Prefeitura vai avaliar se é uma área boa para loteamento, para fazer propostas.

O Poder Executivo acredita que é melhor lotear do que investir na própria terra. O morador tem que estar consciente que sua terra esta no Setor Industrial, e que vai sofrer o impacto da Cidade. Com isso a Prefeitura vai estudar se o local é melhor pra chácaras, casas ou indústrias.

A Prefeitura será parceira de quem não tiver condições de fazer o loteamento. O Poder Executivo deverá tirar uma parte desses lotes para destinar aos Órgãos Públicos, e outra para vender e custear a manutenção da área, como foi feito no Distrito Itaporanga, que cedeu lotes em troca da benfeitoria que foi feita no local.

O Município não pode intervir e fazer a desapropriação sem ser paga uma indenização justa, e também pagar pelas benfeitorias que o morador faz em sua chácara. Nada pode ser tomado do cidadão, mesmo sendo a área pertencente ao Município.

Legalizando a situação dos chacareiros, o Poder Executivo tem que cobrar do morador o IPTU. O Município vive de arrecadação; se não for cobrada a taxa anual é impossível realizar benfeitorias no local. Com a cidade crescendo rumo ao Setor Industrial, as chácaras vão ser valorizadas e por isso é importante regulariza-las.

O vereador Ananias Pereira sendo um morador no Setor Chacareiros, disse na reunião que está a disposição dos moradores para reivindicar recursos e benefícios. Pediu para fazerem um levantamento junto a ao órgão competente de quanto custará a regulamentação fundiária do Município, por que quer tentar conseguir recursos. O Vereador disse que vai fazer o possível pra melhorar as condições dos chacareiros.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rodnei Pedroso tem medo que Prefeito Augusto Plaça vá morar fora da cidade como já aconteceu com antigo Administrador


Rafaela Del Negri - No ultimo dia 12, na Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Presidente da Casa Rodnei Pedroso disse em seu discurso na Tribuna que depois de uma reunião com o Prefeito Augusto Plaça está mais preocupado que antes em relação aos Servidores da Saúde.

O Vereador entende que precisa ser mais bem administrada a questão da Saúde e que tem que ser feito um planejamento especial. “Eu me coloco a disposição para ajudar a resolver o problema”, se posicionou o nobre Vereador Rodnei Pedroso.

Rodnei Pedroso disse também que os Servidores da Saúde estão corretos em se organizar para reivindicar o salário em atraso e melhores condições de trabalho. O Vereador se colocou a disposição dizendo que “se os Vereadores ficarem do lado dos Servidores, estarão do lado da comunidade”.

Rodnei Pedroso direcionou o fim do seu discurso ao poder Executivo dizendo: “Que chegue aos ouvidos do Prefeito Augusto Plaça o pedido para que ele mude as peças do tabuleiro de xadrez. Mude, ou troque todas”.

O Vereador disse ainda que o tempo esta estiando, e que é preciso retomar as Obras em Pimenta Bueno. “Cuidem e façam as coisas direito. Eu não quero ver o Prefeito Augusto Plaça morando fora de Pimenta Bueno, como ja aconteceu ex-Prefeito dessa cidade que hoje perdeu tudo o que tinha por causa de ações judiciais. Não estamos pensando mau do Prefeito Augusto Plaça, só queremos o seu bem”, concluiu Rodnei Pedroso.

Vereador Ananias Pereira diz estar preocupado com Servidores da Saúde


Rafaela Del Negri – No ultimo dia 12, durante a Sessão na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Ananias Pereira falou de uma reunião com o Prefeito Augusto Plaça na ultima sexta-feira (9), onde discutiram sobre o salário em atraso dos Servidores da Saúde.

O Vereador Ananias Pereira disse estar muito preocupado com essa questão, pois o Prefeito diz não saber de onde vai vir o recurso e nem quando poderá pagar os funcionários da Saúde.

Ananias Pereira disse também que o dinheiro para pagar os Servidores da Saúde compromete 50% da folha de pagamento do Município, e que de acordo com Augusto Plaça o dinheiro que vem do Sistema Único de Saúde – SUS, não dá para pagar nem os médicos.

O Vereador afirmou que foi sugerido durante a reunião que o Prefeito deixasse uma Secretária para pagar os Servidores da Saúde, “mas como se gasta mais de 50% do recurso vindo para o Município teria então que deixar de fora todas as secretárias”, concluiu o Vereador.

Cleiton Roque fala sobre salário atrasado de Servidores da Saúde


Rafaela Del Negri - Na ultima sessão no dia 12, na Camara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Cleiton Roque fez o uso da tribuna tendo em seu discurso o assunto preocupante que é o atraso do salário dos Servidores da saúde do Hospital Ana Neta.

Com mais de um mês de salário atrasado, os servidores compareceram na Câmara Municipal em busca de apoio dos vereadores. O Vereador Cleiton Roque disse que o problema, alem de ser administrativo, grande parte dele esta na redução de serviços.

Com a redução de serviços de R$ 178 mil para R$ 112 mil reais, o repasse para a Secretaria de Saúde do Município diminuiu e os serviços também tiveram recursos cortados. Cirurgias simples que poderiam ser realizadas no centro cirúrgico local, são encaminhadas a Porto Velho. Se fossem feitas em Pimenta Bueno o SUS pagaria pelo trabalho.

O Vereador Cleiton Roque disse também que o Hospital Ana Neta não tem dois médicos, e sim três, sendo um deles o Dr.Luiz, que é obstetra e fica de sobre-aviso caso tenha uma cesariana. Só o salário desse médico é R$ 22 mil reais.

Cleiton Roque disse que espera que não seja permitido ter mais de dois médicos no município. “Longe de criticar o Dr. Luiz, admiro seu trabalho, mas o doutor só vai quando é solicitado. Então sabemos onde esta o gargalo”, concluiu o Vereador.

Vereador Cleiton Roque diz que Dra. Maria José está perseguindo Fabio Ferreira presidente do SINDSEM


Rafaela Del Negri – Na Sessão Ordinária no ultimo dia 12, na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Cleiton Roque falou em seu discurso na tribuna sobre o Sindicato dos Servidores Municipais – SINDSEM. O Vereador disse que Fabio Ferreira, que é o Presidente do Sindicato, esta sendo perseguido pela Dra. Maria José, que é Consultora Publica do Município.

O parlamentar disse também que é uma injustiça as calunias que estão sendo inventadas nos bastidores contra o Presidente do SINDSEM, e sabe que Fabio Ferreira fez um ótimo trabalho à frente dos Servidores Municipais.

Cleiton Roque direcionou seu discurso aos Servidores Municipais que estavam presentes na Câmara de Vereadores dizendo que a Dra. Maria José nunca ajudou os filiados do Sindicato, e que ao contrário disto já foram muito prejudicados por ela.

Os Servidores presentes concordaram com o posicionamento do Vereador Cleiton Roque contra a Dr.Maria José com aplausos. “Peço que fiquem atentos. Mês que vêm é mês de eleição no SINDSEM; pensem bem para não cometerem injustiça”, pediu o Vereador.

Vereador Rodnei Pedroso disse que SINDSEM anda mal das pernas


Rafaela Del Negri - Na ultima Sessão Ordinária dia 12, na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Rodnei Pedroso se justificou diante do Presidente do Sindicato dos Servidores Municipal – SINDSEM, Fabio Ferreira, dizendo que quando falou que o sindicato não andava bem das pernas não quis, de maneira alguma, levantar calunias contra ele.

O Vereador Rodnei Pedroso, seguramente, disse a Fabio Ferreira que se ele foi um bom Presidente e fez um bom trabalho, certamente vai ser eleito outra vez, “e não sou eu quem vai tirar seus votos”, disse. Rodnei Pedroso, que está exercendo seu terceiro mandato como vereador, inclusive como mais votado, deu o exemplo de si mesmo dizendo que ninguém tirou seus votos por que fez um bom trabalho.

O Vereador defendeu os Sindicatos e disse que é filiado a três deles. “Sou sindicalista, gosto de Sindicatos e se esta ruim com ele acredite, pior sem ele”, Concluiu Rodnei Pedroso.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vereador Celso Bueno é processado pelo Hospital Ana Neta

Foto: Omegeni Ramos

Rafaela Del Negri - No ultimo dia 6, na Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Celso Bueno falou que o problema do Hospital Ana Neta esta todo concentrado na administração. O Vereador disse que a direção do Hospital não toma punho e que alem de não ter bom atendimento, os responsáveis são incompetentes e mal educados.

“Quem tem que coordenar e fiscalizar se médicos e enfermeiros estão trabalhando, cumprindo horários e atendendo a todos com seriedade e responsabilidade é a direção do Hospital”, diz o vereador. Contudo, Celso Bueno diz também que sua função é fiscalizar, mas quando tentou intervir foi processado e, de agredido passou a agressor.

O vereador fala com indignação do processo que esta respondendo por tentar fazer o seu trabalho. “Difícil estar presente e atento ao mau funcionamento do Hospital Ana Neta, por que somos barrados e impossibilitados de fiscalizar. Não há respeito pelo Poder Legislativo”, concluiu Celso Bueno.

Marlene Parra esta otimista e diz que viaduto vai sair

Rafaela Del Negri - Os viadutos que vem causando transtornos ao longo desses dois anos pela obra inacabada na BR - 364 em Pimenta Bueno agora têm prazo para terminar. A Vereadora Marlene Parra diante do desgaste e da cobrança da população, segundo ela, iniciou uma luta incansável para o reinício e termino da obra, resolveu solicitar no dia 27/04/2009 uma Audiência Publica para chegar a um entendimento sobre a conclusão dos viadutos.

No dia 08/05/2009 foi então realizada a Audiência Publica na Câmara Municipal de Pimenta Bueno com a presença das autoridades capacitadas para viabilizar o início e termino da obra em curto prazo ou imediatamente.

A Vereadora Marlene Parra no dia 20/11/2009, recebeu a informação que estavam sendo alocados recursos para a obra como ficou acertado na Audiência Publica e no prazo de 90 dias o compromisso firmado em curto prazo foi concretizado.

Em 29/12/2009, após processo de licitação, a empresa Construtora Castilho SA terá a responsabilidade da conclusão da obra dos dois viadutos em 04/02/2010, Diário Oficial da União – DOU, publicou o Extrato de Contrato.

No dia 05/02/2010, o Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infra–Estrutura de transportes, Superintendente Regional DNIT - RO/AC, autorizou a Ordem de Serviço para o reinicio da obra de conclusão dos Viadutos tendo o prazo de 360 dias consecutivos sendo a data de conclusão dia 30 de janeiro de 2011.

A Vereadora Marlene Parra entende que tudo precisa de iniciativa, determinação e persistência com a obra parada há dois anos, poderia ainda permanecer estática, mesmo com o Governo Federal implantando obras para o Plano de Aceleração do Crescimento – PAC.

Essa questão foi muito falada na Audiência Publica quando o Senhor Engº. José Ribamar da Cruz Oliveira – Superintendente do DNIT, esclareceu aos presentes que a questão era política e o Senador Valdir Rauup, diante desse questionamento, respondeu que a questão era técnica, pois recurso havia, chegando-se a conclusão que faltava entendimento para se chegar a uma solução.

Marlene Parra disse que o Vereador tem que ter entendimento e comprometimento em como facilitar as soluções para questões que estão oprimindo o cidadão. Diante dessa iniciativa a Vereadora esta otimista, pois acredita que todo esforço vale a pena.

Vereador Rodnei Pedroso diz que professores são tratados como bandidos em Porto Velho

Rafaela Del Negri - No ultimo dia 6, em seu discurso na Tribuna, o Presidente da Câmara de Vereadores em Pimenta Bueno, Rodnei Pedroso, repudiou com muita indignação os policiais que usaram de agressão física na intenção de conter professores em movimento de greve em Porto Velho.

O Vereador repudiou principalmente as policias mulheres que não tiveram pena da classe de Servidores que reivindicam os seus direitos. “As Professoras foram espancadas e tratadas como bandidos”, disse Rodnei Pedroso em seu discurso inflamado, lembrando os policiais dizendo que “se chegaram onde estão passaram em concursos Públicos ensinados por professores”, concluiu.

O Vereador disse também que se lembra do movimento de greve que mulheres de policiais fizeram buscando defender um melhor salário para eles e que é inaceitável a forma como reagiram contra os professores.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

População estraga praça antes mesmo de ser inaugurada


Rafaela Del Negri - O presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, o Vereador Rodnei Pedroso, durante Sessão do último dia 29, falou sobre as viagens que fez em busca dos recursos, sendo uma delas em busca de R$ 250 mil para a obra da Praça do BNH 1.

O Vereador disse que nem sempre se consegue recursos para atender as necessidades do Município. Nesse caso ele vinha reivindicando desde o ano de 2005 a liberação dessa verba para atender os interesses dos moradores daquele bairro, e fazer a tão sonhada Praça. Depois de cinco anos lutando pra conseguir o recurso, finalmente a Praça do BNH esta em faze final de conclusão, faltando apenas o processo de jardinagem e arborização para ser terminada.

Chateado, o Vereador Rodnei Pedroso disse em seu discurso na Tribuna que a população esta usando os canteiros da Praça como campo de futebol. “Se fossem crianças, era irrelevante, mas são pessoas adultas que deveriam estar ajudando a fiscalizar, e não estragando o canteiro fazendo-o de campo de futebol”, reclamou.

O Vereador disse que a grama não esta formada ainda, e que se as pessoas continuarem a pisar nela antes da finalização da obra, quando for inaugurada, a Praça já vai estar toda “esculhambada”.

Rodnei Pedroso faz um apelo e pede aos moradores do BNH e toda a população que o ajude a fiscalizar o uso da Praça, porque o beneficio é para todos. “Vamos colaborar, porque não é fácil conseguir o recurso, e agora que saiu precisamos cuidar”, concluiu o Vereador.